REUNIÃO SOBRE “PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER”

Publicado pela assessoria de comunicação em 14/12/2018

Nesta data, 29 de novembro de 2018, o Presidente da 33º Subseção da OAB/MG, Tiago Pereira e o Vice-Presidente Nilson Vieira de Carvalho, compareceram às 9h00, na sede do 37º Batalhão, onde aconteceu uma reunião para tratar sobre as ações dos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher, realizado anualmente no período de 25 de novembro a 10 de dezembro. Estiveram presentes na reunião, além da PM, representantes dos seguintes órgãos/entidades: Instituto Foco, Núcleo Boa Vista, Núcleo Pão de Açúcar, Núcleo Leblon, COMAD, CONSEP, CREAS, FAMA, UNIARAXÁ, Instituto Consciência e Ação, OAB, Núcleo de Assistência Social, CRAS Francisco Duarte e Secretaria Municipal de Ação e Promoção Social. Inicialmente foram apresentados, pelo Tenente-Coronel PM Fernando Reis, Comandante do 37º Batalhão, dados estatísticos sobre a violência doméstica do Estado de Minas Gerais e do município de Araxá. Na sequência foram apresentadas as seguintes propostas de ações para discussão: 1) ativação do Conselho Municipal da Mulher; 2) Realização de um diagnóstico sobre a violência doméstica em Araxá; 3) Organização da política municipal sobre o tema; 4) Criação de um serviço de atendimento às vítimas de violência doméstica, nos moldes daquele realizado na cidade de Uberlândia, em parceria com a Universidade Federal de Uberlândia, denominado PAM (patrulha de atendimento multidisciplinar); 5) organização das atividades/ações preventivas/educativas do eixo “violência contra a mulher” da Agenda Comum Intersetorial. Foi deliberado pelos presentes que será priorizada a ativação do Conselho Municipal da Mulher e a realização do diagnóstico sobre a violência doméstica em Araxá. Para a ativação do Conselho, ficou acertado que representantes da PM, Instituto Foco, COMAD, Instituto Consciência e Ação e o Sr. João Henrique farão uma visita ao Sr. Moises, Secretário Municipal de Ação e Promoção Social para conversa sobre a ativação do Conselho da Mulher. Em relação ao diagnóstico, o UNIARAXÁ apoiará a sua realização, utilizando os cursos de psicologia e direito daquele Centro Universitário; também avaliará a possibilidade de criação de um grupo de estudo sobre a violência contra a mulher para apoiar a causa em nosso município. Ficou estabelecido a criação de um grupo no Whatsapp para comunicação, contatos e troca de informações do grupo de trabalho. A representantes da OAB presentes elogiaram a inciativa do Comandante do 37BPM, Tenente Coronel Fernando Reis, e colocou as mídias sociais da entidade e as comissões de Direitos  Humanos e da Mulher Advogada à disposição, para auxiliar no que for necessários aos trabalhos.